segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Embratur lança edital de R$ 3 milhões para divulgar festas juninas na Copa de 2014

embratur festas juninas
Transformar as festas juninas em ícone da cultura brasileira no exterior é o novo desafio que a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) quer enfrentar nos próximos meses. Para concretizar a ideia, o Instituto já está desenvolvendo ações juntamente com os estados das regiões Norte e Nordeste, onde as festas têm forte tradição e apelo turístico. O presidente da Embratur, Flávio Dino, se reuniu na última quinta-feira, 8, com os secretários estaduais e municipais de Turismo e de Cultura das duas regiões e propôs o desafio.

“Precisamos acrescentar ao imaginário coletivo mundial uma nova imagem do Brasil que são nossas festas juninas. Queremos que o turista estrangeiro associe o Brasil também com esses festejos, assim como faz com o carnaval”, ressaltou. Na reunião, o secretário municipal de Turismo de São Luís, Lula Fylho, e o secretário-adjunto de Cultura, Nelsinho Brito, estavam presentes. Representando a o governo do estado, a superintendente de Turismo, Renata Costa, esteve na reunião.

Para impulsionar a promoção das festas juninas, que acontecem na mesma época que o Brasil sediará a Copa do Mundo de Futebol, a Embratur lançará um edital de chamamento público no valor de R$ 3 milhões para que estados e municípios apresentem projetos de divulgação das festas. O edital deve ficar pronto até setembro.

“Queremos transformar as festas juninas em um produto turístico forte e consolidado”, afirmou a chefe de gabinete da Embratur, Kátia Bitencourt. Ela disse aos secretários que, desde que o Brasil foi escolhido para sediar os grandes eventos, o país está em evidência internacional. “Vamos receber 600 mil turistas estrangeiros que virão para a Copa, temos que aproveitar este momento para fortalecer a cultura e os produtos turísticos brasileiros”. A promoção abrangerá outras festas típicas brasileiras em junho, como o Festival Folclórico de Parintins.

A Embratur também está desenvolvendo uma série de ações de marketing, comunicação digital e participação em feiras internacionais para promoção dos festejos. Os secretários foram informados de que o Instituto realizará outras cinco press trips em 2014. No último mês de junho, a Embratur já trouxe jornalistas da América do Sul, da Europa e dos Estados Unidos para conhecerem as festas juninas no Norte e Nordeste.

O Instituto realizou ainda campanhas nas redes sociais como Instagram e Facebook para que as pessoas que vão às festas divulguem suas fotos e impressões sobre essas típicas manifestações culturais do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário