quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Lula nega candidatura e diz que Dilma será reeleita presidente

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (13) que acredita que a atual mandatária será reeleita nas eleições de outubro de 2014. Ele negou que possa ser candidato no ano que vem. "Ela é uma presidenta extraordinária. Ela vai ser reeleita presidenta do Brasil", afirmou, em evento de lançamento da candidatura de Rui Falcão à presidência do PT. Sobre as últimas pesquisas de opinião sobre o cenário das eleições de 2014, Lula disse que não está preocupado. "Não estou preocupado com pesquisa porque falta muito [para as eleições]", declarou. De acordo com o instituto Datafolha, Lula seria o único dos possíveis candidatos a vencer as eleições de 2014 ainda no primeiro turno. A presidente Dilma, apesar de ter recuperado alguns pontos na pesquisa, teria que disputar um segundo turno.

Dos sete cenários testados pelo Datafolha, o que é considerado hoje o mais provável inclui Dilma, a ex-senadora Marina Silva (Rede), o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Nessa simulação, a petista tem 35% das intenções de voto, contra 30% no levantamento do final de junho.

"Eu não sou candidato. Eu já fiz o que eu tinha de fazer. Agora é hora da Dilma fazer", completou Lula.

Lula negou que avalie como "traição ao PT", uma possível candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que é aliado do governo Dilma.

"Eduardo Campos não me deve nenhum favor. Eu sou companheiro do Eduardo Campos e tenho certeza de que ele é meu companheiro. Ele tem maioridade, tem um partido político; portanto não se trata de alguém trair alguém, ou seja, se o Eduardo Campos quiser ser candidato, ele vai ter o meu respeito", afirmou Lula.

Questionado pelos jornalistas sobre a retomada do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal, o ex-presidente se absteve de comentar. "Não comentei a primeira e não vou comentar a segunda fase."

O principal concorrente de Falcão, o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), compareceu ao evento e, afirmou que, independentemente de quem vencer a disputa interna, eles pretendem buscar a unidade do partido.

"O Rui foi ao meu lançamento e a minha presença aqui é para sinalizar que vamos fazer um debate de alto nível e construir a unidade do nosso partido", afirmou Teixeira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário