quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Diretora do CEM Erasmo Dias poderá responder processo por abuso de autoridade e assédio moral contra estudantes

Foi noticiado em diversos blogs e com ampla repercussão nas redes sociais uma denúncia de possível abuso de autoridade e assédio moral por parte da gestora da escola Erasmo Dias, no Maiobão. Segundo informações compartilhadas no Facebook de vários estudantes da instituição, a diretora Glória Rosane Abreu de Carvalho do Vale, teria expulsado os estudantes do time de handebol da quadra da escola, e para complicar a situação supostamente a gestora, expôs os estudantes em uma situação humilhante e constrangedora. É lamentável o comportamento da senhora Glória Rosane Abreu de Carvalho do Vale, gestora da escola Erasmo Dias, não poderíamos deixar de fazer um breve comentário a respeito deste episódio triste promovido por esta senhora. Já passou o tempo dos diretores de escola de Paço do Lumiar administrar a instituição como se estivéssemos na ditadura, pois vivemos numa democracia que, ainda capenga, foi conquistada graças ao suor e sangue de muita gente que deu a vida para respirarmos um pouco de liberdade. É preciso ressaltar, que o serviço público é regido por leis, normas e princípios, entre os quais o da impessoalidade e da moralidade, além de uma conduta ética que inclui o tratamento cortês com os colegas de trabalho e com a comunidade. Práticas de arrogância e ditatoriais denotam despreparo profissional para com o serviço público e especialmente para a função a qual supostamente se exerce.

Claro que não podemos generalizar, pois todos nós conhecemos muita gente competente que ocupam de confiança ou hierarquicamente superiores. Pessoalmente conheço diretores/diretoras, vice-diretores/diretoras, inspetoras e supervisoras que têm o maior respeito pela nossa comunidade estudantil. Na minha vida de líder estudantil tive a oportunidade de conhecer diretoras de escolas maravilhosas e que deixaram uma ótima impressão, de profissionais sérias, dedicadas, zelosas pelo trabalho e com grande respeito por nós estudantes.

Não parece ser este o caso da senhora Glória Rosane Abreu de Carvalho do Vale denunciada por alunos e ex – alunos da instituição. Aconselho os colegas estudantis a encaminharem a denúncia em três órgãos: Secretaria Estadual da Educação, Ministério Público e na Polícia Militar para a abertura de inquérito criminal caso se repita a prática de assédio moral. 

Não podemos conviver de maneira alguma com práticas de arrogância e de desrespeito com os nossos estudantes, ou quaisquer outros. Quem for autoritário, e se julgar no direito de punir nossos estudantes por conta de um eventual cargo de poder deve ser denunciado e responsabilizado civil e criminalmente, caso necessário. Democracia e autonomia no interior das escolas são temas que não podem ser negligenciados. Muitos estudantes adoecem por conta de tratamentos de choque por parte de gestores de escolas despreparados. Saibamos nos unir e nos organizar para combater estas práticas.

Veja alguns comentários nas redes sociais:


Fonte: Blog do Rilton Silva

5 comentários:

  1. Lamentável o procedimento deste diretora, tem que pedir o afastamento dela da escola, eu apoio.

    ResponderExcluir
  2. Vamos puxar um manifesto e pedir o imediato afastamento da gestora da direção da escola, eu não aguento mais esses abusos. O movimento já começou nas redes sociais

    ResponderExcluir
  3. Proibiu essa analfabeta de freqüentar a sala de aula também, pelo visto. Matou e enterrou o Português.

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkk verdade,cara essa escola precisa de uma intervenção IMEDIATA.Amenina nem sabe escrever dirieto.

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk cara vamos protestar, mas primeiro vamos consultar a gramática

    ResponderExcluir